React vs NextJS: qual é o melhor framework de Front-end?
React vs NextJS: qual é o melhor framework de Front-end?
Quando falamos sobre desenvolvimento web não é mistério para ninguém que o React é uma das maiores bibliotecas da atualidade. Entretanto, uma dúvida que sempre vem à tona no mundo do desenvolvimento web é: React vs NextJS, qual é o melhor framework de Front-end?
Com o crescimento exponencial dessa tecnologia, acabaram surgindo alguns frameworks baseados no próprio React para melhorar ainda mais a produtividade de um programador e também aumentar a quantidade de possibilidades nas aplicações sem que haja necessidade de adicionar outras bibliotecas ao projeto. Um dos mais poderosos e populares desses frameworks é o NextJS.
Antes de entrar no principal tema do artigo (React vs NextJS), vale ressaltar alguns pontos antes de irmos a fundo no assunto. Primeiramente, vamos entender os princípios básicos para a aplicação do sistema!
O que é uma biblioteca?
Biblioteca é uma coleção de recursos organizados para ser utilizada na criação de aplicações.
O que é um framework?
Assim como uma biblioteca, o framework também possui uma coleção de recursos para serem utilizados, mas que já possuem um fluxo de trabalho ou uma estrutura pré-criados para serem seguidos. Sendo assim, o framework é mais potente que apenas uma biblioteca.
O que é React?
O React é uma biblioteca Front-end para aplicações web criada em 2011 pelo Facebook. Em 2013, ele se tornou open source para que qualquer um pudesse utilizar e modificar, tornando-a assim mais popular.
React é uma biblioteca baseada no Javascript, que é uma linguagem que há algum tempo vem tomando bastante espaço entre os desenvolvedores tanto Front-end quanto Back-end.
Um de seus principais objetivos é fazer com que elementos das páginas conversem entre si de forma simples, direta e com boa performance. Tudo isso acontece através da comunicação entre componentes.
Os componentes são subdivisões no código, que fazem com que o desenvolvedor não precise repetir os mesmos comando. Ao invés disso, ele repete apenas o mesmo componente, tornando a aplicação mais dinâmica e menos verbosa.
Atualmente, essa biblioteca tão prestigiada é a mais presente e mais requisitada no mercado e está presente em mais de 3,4 milhões de projetos pelo mundo.
O que é NextJS?
O NextJS é um framework open-source que foi criado usando como base o próprio React. Ele tem como premissa ser uma tecnologia para desenvolvimento full-stack, pois consegue integrar tanto o front-end quanto o back-end na própria aplicação.
Por ser baseado no React, essa ferramenta herdou suas principais funcionalidades, mas também adiciona diversas funcionalidades próprias. Por exemplo, o roteamento de páginas, que é feito simplesmente através de arquivos dentro de uma pasta chamada Pages.
Vantagens do React
Fácil de utilizar
Com a chegada do React, muitas das funcionalidades que antigamente levariam muito tempo para fazer e possivelmente gerariam vários bugs, código verboso e frustrações, acabaram se tornando simples. Isso por conta dos seus métodos nativos (hooks) e por ser fortemente baseado na linguagem Javascript, que é bastante familiar para a grande maioria dos desenvolvedores web.
Componentização
Essa funcionalidade torna o React uma ferramenta extremamente potente. Isso porque faz com que seu código se torne reutilizável em diferentes partes do seu projeto e possa passar parâmetros, tornando-o dinâmico.
Comunidade
Possui uma comunidade gigante de pessoas aprendendo a usar a ferramenta, pessoas ensinando a usar e pessoas adicionando novas funcionalidades.
Customização
É possível adicionar diversas outras funcionalidades, por meio de bibliotecas de terceiros, tornando a ferramenta ainda mais potente. Por exemplo, o Redux, que é uma biblioteca utilizada para gerenciamento de dados.
Desvantagens do React
É apenas o ponto de partida
Por ser uma biblioteca focada em desenvolvimento de interfaces, ela precisa de ferramentas de terceiros para conseguir usar o máximo de seu potencial.
Documentação datada
Como o React é uma ferramenta extremamente em alta, ela acaba tendo um ciclo de atualizações muito constante. Gerando, assim, uma frequente curva de reaprendizado.
Principais recursos do NextJS
1. Requisição de dados
O NextJS tem um uma ótima performance para fazer requisições. Isso porque existem duas formas de fazer a pré-renderização. O Server-side Rendering (SSR), que é a renderização do lado do servidor e Static Generation, que é a geração estática de dados já requisitados durante seu processo de build.
2. Configure à sua preferência
O NextJS é completamente configurável e isso torna a aplicação muito mais simples em diversos aspectos.
3. Typescript
O NextJS tem compatibilidade com Typescript, e esse é um dos motivos que o ajudou a se tornar tão popular.
4. Redux
O NextJS tem compatibilidade com Redux, que é uma das bibliotecas mais potentes para gerenciamento de dados atualmente.
Vantagens do NextJS
Fácil de usar
Comparado ao React e a outros frameworks que usam React como base, o NextJS exige menos código e isso torna todo o código do projeto mais
legível e fácil de corrigir, caso existam bugs.
Velocidade
As aplicações criadas com NextJS são mais rápidas por conta do Server-side Rendering e Static Generation, que fornecem uma forma mais eficaz para a manipulação de dados.
SEO
É possível manipular o Head da aplicação e assim, por exemplo, tornar os títulos até mesmo dinâmicos em todas as páginas. Para, assim, ter um melhor resultado de SEO.
Suporte a API
O NextJS possui uma funcionalidade chamada API Routes, que torna possível criar tanto o front-end quanto back-end direto na própria aplicação. Isso faz com que fique mais fácil a conexão entre ambos.
Otimização na renderização de imagens
As imagens são melhores gerenciadas, pois utilizam formatos como o WebP, que as tornam adaptáveis ao tamanho de visualização do dispositivo.
Desvantagens do NextJS
Vale ressaltar que o NextJS não possui exatamente desvantagens, mas sim a falta de alguns recursos. Vai de cada desenvolvedor saber e/ou descobrir qual ferramenta é a melhor para seu projeto.
Todas as ferramentas tem como objetivo algum recurso em específico, enquanto outros recursos acabam ficando um pouco para trás. Dois desses recursos que merecem ser citados são:
Roteamento
O NextJS faz o roteamento de páginas basicamente com um diretório de arquivos. E, para alguns projetos, isso não é suficiente.
Comunidade
A comunidade do NextJS ainda é pequena, mas está em crescimento constante. Comparado ao React, há poucos especialistas.
Afinal, qual é melhor: React vs NextJS?
Como o NextJS é um framework de produção criado em cima do React, acaba se tornando óbvio de que ele tem mais funcionalidades do que o React em si.
O NextJS basicamente é uma ferramenta que aumenta o potencial do próprio React. Então, isso quer dizer que, na batalha do React vs NextJS, NextJS é melhor do que o React?!
Não! Essa não deveria ser a questão. O NextJS aprimora e adiciona muitas funcionalidades ao React, mas isso só se torna útil em projetos no qual você teria que de fato utilizá-las.
Para decidir qual é o melhor entre eles, você deve se questionar qual é o melhor para um projeto em específico. Isso porque, apesar de o NextJS ter mais funcionalidades, ele pode se tornar “grande demais para um projeto pequeno demais”.
Ambos são ferramentas muito boas que tornam o desenvolvimento web mais fácil, interativo, dinâmico e mais rápido. Analise o escopo de seu projeto e decida qual delas seria melhor para você aplicar.
Veja também:
Comments (7)
Introdução à Renderização Web - Luby Software do seu jeito
[…] em tela, o usuário não conseguirá interagir com a página. Isso ocorre porque a quantidade de JavaScript enviada para o navegador nesta abordagem é bem pequeno, gerando uma rapidez no tempo que a página […]
O que é o SOLID? - Luby Software do seu jeito
[…] manter nossos objetos desacoplados de outros, podendo futuramente alterar bibliotecas e frameworks, ou até mesmo adicionar novas funções apenas criando uma classe implementando o objeto […]
Como utilizar animações Lottie com React - Luby Software do seu jeito
[…] A Lottie é uma biblioteca desenvolvida pela Airbnb que é utilizada para adicionar animações em sites e aplicativos. Ela trabalha em conjunto com um plugin do After Effects chamado Bodymovin que tem a função de converter a animação criada para um objeto JSON. Pensando nisso, neste artigo, vamos aprender como utilizar animações Lottie com React. […]
AdonisJS vs ExpressJS: qual utilizar? - Luby Software do seu jeito
[…] o NodeJS, uma ferramenta criada em 2009 que tem como principal intuito possibilitar desenvolvedores Javascript a rodarem suas aplicações e trechos de código fora do navegador. Com o passar do tempo, o NodeJS […]
Construção de Formik Field Array com React Js - Luby Software do seu jeito
[…] primeiro passo para iniciar é criar o projeto React Js. Para isso, iremos utilizar o seguinte […]
Criação de API: tutorial de configuração com Serverless, Typescript e DynamoDB - Luby Software do seu jeito
[…] criado para a linguagem JavaScript pela Microsoft. Com o Typescript, podemos potencializar o Javascript, permitindo a utilização de diversos conceitos e técnicas da Orientação a Objetos, tipos, […]
Plop.js: automatizando a criação de arquivos - Luby Software do seu jeito
[…] dia a dia do desenvolvimento frontend, trabalhando com frameworks como React, Vue e Angular, precisamos criar diversos arquivos de […]
Comments are closed.