Como a Ciência de Dados ajuda no crescimento do seu negócio
Como a Ciência de Dados ajuda no crescimento do seu negócio
As decisões tem muito impacto na operação de um negócio. Elas podem levá-lo ao sucesso ou à falência, ou pode simplesmente levar o projeto a lugar nenhum por toda a sua operação.
Sempre buscamos tomar as melhores decisões e, neste anseio, todo recurso que possa ajudar é importante. A ciência de dados agrega muito valor aos negócios, oferecendo os melhores insights, prescrições, melhorando a tomada de decisão e trazendo resultados mais dinâmicos à organização. Mas desde já, é bom deixar claro que data science é apenas uma pequena parte de toda uma estratégia de gerenciamento de negócio bem-sucedida.
A Financial Times publicou um ranking das 500 empresas da américa com crescimento mais acelerado em 2021. A grande maioria dos nomes que constam no topo desta lista são empresas que utilizam Inteligência Artificial (IA) e/ou ciência de dados no seu core, ou seja, na sua tomada de decisão e operações cotidianas.
O que é Ciência de Dados e quais são as vantagens para sua empresa?
Ciência de dados é uma disciplina de cunho interdisciplinar que, dentre vários, exige conhecimento de Inteligência Artificial, negócios e economia. Mas um desses tópicos está junto com todos os outros: a matemática. Esta é a base para a ciência de dados, pois ela nos permite utilizar das suas poderosas leis estatísticas para conseguirmos traçar e estudar comportamentos de populações. Isto é, olhar para vários dados e traçar comportamentos da natureza ou do indivíduo.
Estes “poderes” de olhar para os dados e traçar comportamentos e interdisciplinaridade da ciência de dados são capazes de trazer um grande valor para a empresa. Isso a partir do momento em que este conhecimento é utilizado para refinar produtos, processos e serviços.
Exemplo do poder da Ciência de Dados
Um exemplo de uma grande dor no mercado atual é a retenção de clientes. Conseguir novos clientes pode ser até 25 vezes mais caro do que manter os clientes que você já tem, segundo um estudo publicado na Harvard Business Review. Assim, cria-se a necessidade de uma estratégia para retenção de clientes, levando à dificuldade de tomar decisões que dizem respeito às ações práticas que devem ser implementadas neste processo.
Os algoritmos de Inteligência Artificial são capazes de vasculhar todos os dados de CRM da sua empresa e proporcionam maior facilidade em traçar comportamentos de comunicação, pedidos e relacionamentos dos clientes que deixam de ser clientes. Assim, a empresa pode entender as razões pelas quais os clientes compram e prever os motivos pelos quais deixam de comprar. Dessa forma, seu negócio ficará munido de informações para tomar ações mais assertivas. Estas percepções geradas são muito valiosas para melhorar e refinar os produtos, processos e serviços da empresa e reduzir a rotatividade dos clientes.
Estudo de caso
Como exemplo temos o grupo Bio Ritmo (que a Smart Fit faz parte), fundado em 2009, sendo considerado o maior grupo de academias do Brasil, que atualmente também opera em vários outros países. Em meados de 2014, a empresa possuía um sistema de comunicação com seus clientes muito defasado. O tipo de sistema que bombardeia os clientes de e-mails e informações desnecessárias. Então, para aumentar a efetividade dos e-mails, a Smart Fit apostou em um sistema de relacionamento mais efetivo.
Para isso, a empresa utilizou ciência de dados para analisar os dados dos seus clientes e aprofundar o conhecimento sobre eles. Criando, assim, um marketing mais otimizado, efetivo e personalizado. Dessa forma, conseguiram levar os melhores conteúdos para seus usuários, reduzindo drasticamente a quantidade de e-mails e aumentando a efetividade das comunicações. Podendo assim, criar maior conexão com os clientes.
A Ciência de Dados vai muito além disso…
A ciência de dados não se limita apenas ao marketing. As empresas têm utilizado ciência de dados para criar novos produtos ou até mesmo melhorar os já existentes com iniciativas inovadoras. Bem como no gerenciamento de negócio, pois as empresas, normalmente, são ricas em dados cotidianos do negócio e às vezes falta apenas uma implementação efetiva de ciência de dados para trazer métricas de performance, iniciativas e funcionários.
O relatório anual da New Vantage aponta que 96% dos gestores acreditam e são a favor de Data Analytics em seus negócios. Em 2021, os gastos globais em iniciativas de ciência de dados chegaram na casa dos 200 bilhões de dólares. As expectativas para 2022 é que estes investimentos cresçam para até 280 bilhões de dólares. Todos esses investimentos e ações confirmam a tendência crescente do data science ter seu espaço dentro das companhias, fazendo parte do cotidiano dos líderes, funcionários e clientes. Isso tudo irá tornar a sua empresa mais competitiva no mercado.
Conclusão
A ciência de dados, quando bem aplicada, pode adicionar valor a qualquer negócio com dados, desde insights estatísticos até a automação de tarefas ou realização de forma mais inteligente. Adotar a cultura de dados na sua empresa é parte essencial para o crescimento do negócio, na redução de custos e na geração de valor para o seu produto.
Comment (1)
O que é Data Lake? - Luby Software do seu jeito
[…] tenha interesse em saber mais sobre Ciência de Dados, visite nosso site e saiba mais sobre nossas […]
Comments are closed.