Devops
DevOps é a aproximação dos times de desenvolvimento e operação (Dev+Ops). Essas áreas se uniram para agregar ferramentas e valores que facilitam, agilizam e melhoram a tecnologia.
O objetivo do DevOps é encurtar o ciclo de desenvolvimento ágil de software, prover entregas contínuas e automatizadas, além de uma infraestrutura escalável e altamente disponível. A cultura de DevOps já faz parte do DNA Luby, integrando nossos Product Owners, times de análise, desenvolvedores e ferramentas que podem potencializar a infraestrutura do seu sistema.
Como podemos ajudar sua empresa?
1. Provisionar infraestrutura
Se sua empresa não possui um time TI para provisionar e manter seus servidores, não se preocupe! Aqui na Luby, temos equipes capacitadas para abraçar seu projeto end-to-end, da ideia inicial até o deploy em produção.
2. Integração com servidores existentes
Já ouviu falar ou leu sobre uma tecnologia que acredita ser exatamente o que você precisa? Porém, não sabe nem por onde começar? Se você já possui aplicações em produção e precisa de uma mãozinha para implementar uma nova Stack, nós te ajudamos!
3. Migração
É natural que as coisas evoluam, e a indústria de software evolui muito rápido! Como acompanhar essa evolução sem prejudicar seus clientes e sem impactar no produto final? A Luby faz da migração (domínio, servidores, cloud providers) um procedimento muito mais suave e seguro!
Tecnologias
Cloud
Contamos com times de desenvolvimento e infraestrutura prontos para provisionar e desenvolver integrações com os principais players do mercado, ou com o provedor de sua preferência. Desenvolvemos aplicações (multi-cloud ou híbridas) e temos profissionais prontos para integrar com sistemas já existentes, realizar migrações ou escalar um produto que está em produção.
Containers
Os containers fazem parte do ciclo de vida da maioria dos projetos da Luby. Desde o ambiente de desenvolvimento até o deploy em produção, implementamos os containers para provisionar ambientes isolados, replicáveis e escaláveis. Com o Docker, nós desenvolvemos um produto muito próximo ao ambiente final, tornando a transição e o deploy muito mais ágil e suave. Para ambientes que precisam de escalabilidade e alta disponibilidade, nós também temos times capacitados para trabalhar com computação distribuída (clusters) e Kubernetes.
Infrastructure as Code (IaC)
Para lidar com o crescimento acelerado, utilizamos a adoção em massa de tecnologias voltadas para cloud e gerenciamento da infraestrutura em nossos projetos. Na Infrastructu
re as Code (infraestrutura como código), encontramos a agilidade e a confiabilidade que precisávamos. Possuímos o know-how para provisionar e operar utilizando as principais tecnologias de infraestrutura do mercado (Terraform, Ansible, AWS CloudFormation) até soluções mais específicas. Podemos criar sua infraestrutura do zero ou integrar com servidores já existentes.
Observability
Além de escalar aplicações, provisionar infraestrutura e desenvolver automações, nos preocupamos em monitorar esses recursos. Além de prever falhas, podemos otimizar os recursos e reduzir custos. Nossa stack de monitoramento é bem completa e se desenvolve cada vez mais. Todos projetos passam pelo SonarQube, onde é realizado um scan de bugs e vulnerabilidades. Utilizamos Prometheus e Grafana para monitorar os recursos em nossas máquinas e o status das aplicações em execução. Também cuidamos dos nossos logs via Elastic Stack e desenvolvemos integrações com os principais players do mercado.
Continuous Integration e Continuous Delivery (CI/CD)
As pipelines (“esteiras” de código) fazem parte do nosso processo de DevOps. A ideia é parecida com uma linha de produção industrial: o produto passa por diversas etapas até que o produto chegue ao fim do ciclo. O código passa por diversos processos, como compilação, instalação de bibliotecas, testes e scans de vulnerabilidades, até estar disponível para homologação. Assim, o time pode validar o software de forma mais ágil e com mais assertividade.