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A importância da Comunicação no ambiente de Projetos

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Gestão de Projetos

A importância da Comunicação no ambiente de Projetos

Qual a importância da comunicação? De todas as habilidades humanas, a comunicação é a mais apontada como falha nas mais diversas áreas de conhecimento, sejam elas técnicas, ou não.

Conforme diversos estudos e pesquisas, a comunicação provavelmente é a habilidade humana mais antiga, pois mesmo antes da existência da “palavra”, o ser humano já se comunicava por gestos, sinais e sons.

Porém, existe ainda uma lacuna acerca da importância da comunicação, para qual o Gerente de Projetos deve sempre estar bastante atento. Aparentemente comunicar-se é algo muito simples, haja vista ser uma característica da natureza humana, entretanto, na comunicação, carregam-se muitas subjetividades, como vícios, percepções equivocadas, linguagens, idiomas, dentre outros bloqueios e dificuldades ao tentarmos transmitir e receber informação.

 

Diante deste cenário, é recomendado que o gerente de projetos, ou mais comumente em abordagens agilistas, que o Product Owner e o Scrum Master, busquem de forma exaustiva aprimorar sua dialética (processo de diálogo, debate entre interlocutores) dentro do Projeto.

Assim, compreendemos que existem diferenças entre a comunicação escrita e a comunicação verbal, capacitando o time também a aprimorar sua comunicação.

E quais seriam?

É necessário desenvolver ferramentas e técnicas que colaborem e mostrem a importância da comunicação com o time, como por exemplo: brainstormings, entrevistas, exercícios dentro e fora do ambiente de projetos, permitindo assim difundir a comunicação de forma eficiente e eficaz.

É bastante comum que pessoas em geral, ou mais especificamente no tema que estamos abordando e os membros do time do Projeto, ao entrarem em uma reunião, ou se preparem para ouvir um determinado assunto, venham com suas próprias dúvidas, questionamentos, e muitas vezes até com certos aborrecimentos ou outros assuntos e temas em mente.

 

Logo, ao iniciar a reunião, sem perceber, estão com outros assuntos em mente, o que evidentemente causará desentendimentos, dada a dicotomia em face do distanciamento entre os temas. Para muitos autores, isto chama-se “erro de abordagem” ou “baixa percepção”.

Isto posto, é prudente, ao iniciarmos uma reunião ou um alinhamento estratégico, usarmos alguma espécie de “quebra-gelo”, objetivando que os participantes, ou membros do time, esvaziem suas mentes e fiquem mais abertos e perceptivos ao que irá ocorrer ou ser discutido, ao invés de apenas irmos direto ao assunto.

Lembrando que isto é apenas uma recomendação, e não uma imposição, haja vista que em “comunicação”, a obrigação de se fazer entender é do transmissor, e não do receptor.

Quanto mais habilidades tivermos ao transmitir uma mensagem, mais aumentaremos consideravelmente a chance de que haja do outro lado, ou seja, do receptor, o entendimento claro da mensagem enviada, seja ele um membro do time de desenvolvimento, um stakeholder, ou um fornecedor!

Conseguiu entender a importância da comunicação dentro do ambiente de projetos? Caso não, envie suas dúvidas para nosso time. Estamos prontos para ajudá-los nesse esclarecimento!

 

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